Até o momento, a Caixa liberou o saque do FGTS para mais de 40 municípios gaúchos afetados pelas enchentes.
O saque calamidade pode ser realizado pelos trabalhadores residentes nas áreas afetadas desde que exista o reconhecimento do estado de calamidade pública ou situação de emergência.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza a lista atualizada de municípios aptos para o saque-calamidade: para conferir clique aqui.
O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.
Os trabalhadores desses municípios não precisam esperar o intervalo mínimo de 12 meses para um novo saque por calamidade, mesmo aqueles que já realizaram saques por outros desastres no último ano.
A solicitação do saque nessa modalidade pode ser feita em até 90 dias após a publicação da portaria do governo federal reconhecendo a situação de emergência ou o estado de calamidade pública.
----------------------------------------------------
👉 Como Fazer o Saque:
1) Acesse o app FGTS: No menu, clique em 'Saques', depois em 'Outras Situações de Saques', e selecione 'Calamidade Pública'.
2) Escolha sua cidade e opte por receber o valor em uma conta da Caixa ou outra instituição financeira, sem custos adicionais.
----------------------------------------------------
📄 Documentos Necessários:
- Documento de identidade com foto
- Selfie com o documento de identidade
- Comprovante de residência recente
IMPORTANTE: O número de cidades aptas para o saque do FGTS por situação de calamidade pública pode ser atualizado a qualquer momento, se o seu munícipio ainda não está na lista fique atento para novas atualizações.